



Nicolas
Minha busca profissional é integrar conhecimentos de ecologia florestal à dinâmicas e processos que constroem vida e fertilidade do solo, com produção agrícola, plantando florestas a favor dos processos de regeneração.
Sou Engenheiro Agrônomo e Mestre em Ciência Ambientais, com foco em Ecologia Florestal. Atuo há mais de uma década na implantação, manejo e desenho de sistemas agroflorestais produtivos e regenerativos. Conduzo projetos no Brasil e internacionalmente, unindo prática em campo e capacitações de pessoas e comunidades com aplicação da agricultura sintrópica.
No Sítio Nascente, focamos na colheita de alimentos em conjunto com plantio de floresta, com espécies nativas da Mata Atlântica. Estes sistemas são salas de aula vivas para experiências formativas


Equipe

Bernardo
Bernardo Engelmann: sou pesquisador em Agricultura Sintrópica e Permacultura, gestão de projetos e filosofia. Nasci na fronteira agrícola de colonização alemã no noroeste do RS, no ano de 1982, onde cursei um técnico em adubação de solos, momento em que começou a se esboçar essa relação entre princípios e práticas em agroecologia.
Esse caminho passa por alguns anos de pesquisa em ecologia dentro da filosofia e por atividades de produção cultural urbanas ligadas diretamente a lutas da juventude por autonomia e inventividade no contexto urbano. Nos últimos 10 anos me dedica a pesquisa e práticas sob os princípios da Agricultura Sintrópica e planto minhas roças em Yvy Porã, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina.






Missão
Contribuir para a construção de futuros enraizados na diversidade, onde florestas cultivadas transformam territórios em espaços férteis de autonomia, equilíbrio e bem viver comunitário.
Visão
Fazer parte de ações de restauração ecológica local e global através da retomada dos territórios com florestas. Integrar conhecimentos antigos e novos em comunidade, inspirando paisagens produtivas alinhadas aos ciclos naturais.
Valores
-
Envolvimento e Cuidado: compromisso com a integração entre pessoas e territórios;
-
Cooperação e Apoio Mútuo: valorização da colaboração, do compartilhamento e do trabalho em rede;
-
Excelência Técnica e Inovação: aplicação integrada de conhecimentos de ecologia florestal e práticas ancestrais;
-
Transparência e Integridade: conduta ética e clara em todos os processos;
-
Aprendizado Contínuo e Resiliência: criatividade na busca por soluções;
-
Impacto Regenerativo: promovemos projetos de restauração ambiental







